segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Reflexo transmite Inspiração!

Dentre vários objetos já feitos, o espelho é algo simplesmente indescritível. Conseguiria descrever por completo o poder de um reflexo? Pois é, o reflexo é algo tão inspirador que vários pintores o adotaram como um “enigma” em seus trabalhos, e de fato é, pois não sabemos o que se passava na cabeça desses artistas no decorrer destas obras, mas podemos  resgatá-las apreciando-as.
Carravaggio quis transmitir a ideia de reflexo fazendo uma alusão ao mito de Narciso, um jovem que desprezava algumas ninfas devido ao seu egocentrismo e consequentemente era odiado por elas. Sendo assim, muitas preces foram feitas para que pagasse pelos seus atos, então a deusa da vingança concedeu esses pedidos, fazendo com que Narciso aproximasse de certa fonte e visualizasse a si mesmo. Após isso, Permaneceu admirando sua beleza fazendo com que se esquecesse do essencial para manter-se saudável. Narciso fazia tentativas de beijos porém, o reflexo se dispersava, fazendo com que fosse desprezado pela sua própria imagem até a sua morte.

"Narciso" de Caravaggio


Jan Van Eyck também usa como um “enigma” o reflexo. Na obra “O casal Arnolfini”, o artista retrata um matrimônio de uma família nobre. O espelho localizado no centro da obra é motivo de dúvidas, pois mostra que há uma terceira pessoa presenciando a cerimônia. Nada impede de que o visualizador tire suas próprias conclusões. Há vários detalhes que indicam um possível matrimônio; podemos analisar a expressão corporal feita por eles, sugerindo algo cerimonioso.

      "Casal Arnolfini" - Jan Van Eyck

Outra obra magnífica utilizando o reflexo e a interação do visualizador  é “As meninas” de Diego Vélazquez. O artista reproduz em segundo plano  a filha de Filipe IV (rei da Espanha) acompanhada com suas serventes. Ainda em segundo plano no lado esquerdo, Velásquez reproduz um pintor segurando uma aquarela e direcionado ao visualizador.  Podemos analisar também que uma das serventes está fazendo certa reverência e em terceiro plano, há um possível espelho contendo o reflexo de Filipe IV e sua mulher.  Finalmente em primeiro plano há um cavalete apoiando uma tela. Podemos concluir que a possível intenção do artista era colocar o visualizador no lugar de Filipe IV ou mesmo da rainha.

"As Meninas" de Diego Vélazquez 

Muitos artistas usam o reflexo para produzir seu auto-retrato, um caso curioso é do artista holandês Rembrandt van Rijn. Durante sua vida, Rembrandt produziu alguns auto-retratos em diferentes fases, e usava como técnica o seu próprio reflexo. É um processo meio obvio, mas poucos pensam a respeito.




Auto-retratos de Rembrandt

Nenhum comentário:

Postar um comentário